A Embaixada de Israel no Brasil informou, nesta sexta-feira, 10, que o grupo terrorista Hamas impediu a abertura da passagem de Rafah, que separa Gaza do Egito. Dessa forma os 34 brasileiros que estão na cidade palestina não conseguiram sair de lá.
A representação diplomática, contudo, não deu muito detalhes sobre o que houve. Informações preliminares dão conta da prisão de radicais do movimento escondidos em ambulâncias.
Israel, Gaza, Hamas e brasileiros
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse hoje que, em virtude da situação em Gaza, não é possível saber se os brasileiros vão sair hoje ou amanhã da cidade palestina.
“É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”, observou, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Esperava-se que o grupo de 34 pessoas pudesse cruzar a passagem de Rafah, que separa Gaza do Egito. O trecho, contudo, foi fechado novamente, na manhã de hoje.
Durante a entrevista, Vieira lembrou da promessa feita ontem pelo chanceler de Israel, segundo a qual garantiria a passagem dos brasileiros. “Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto”, afirmou o chanceler.
Lista de brasileiros e estrangeiros autorizados a deixar Gaza
Ao todo, 588 pessoas estão autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, conforme a nova lista. Além dos 34 que integram o grupo brasileiro, a relação contempla cidadãos de Estados Unidos (14), Canadá (265), Romênia (101), Indonésia (6), Polônia (26), Rússia (82), Índia (7), Albânia (14), China (10), Dinamarca (5), Alemanha (8), Holanda (2), Nova Zelândia (12) e Malásia (2).