• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 16 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Em dez meses, Lula visitou mais países do que estados brasileiros

Por Terra Brasil
05/nov/2023
Em Brasil, Governo
Reprodução/VEJA.

Reprodução/VEJA.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Em Brasília, as pendências do governo Lula ganharam uma máxima temporal: elas serão resolvidas quando o presidente retornar do exterior. A efeméride foi repetida por ministros e auxiliares diretos do Planalto para justificar a demora em temas que dependem de uma definição do chefe da República.

 

A explicação tem razão de ser. Em dez meses de governo, o petista fez 25 viagens internacionais, cruzando 21 países espalhados em quatro continentes.

Leia Também

Nova lei na Itália pode acabar com os brasileiros no país

Nova taxa para motoristas em 2025 é cancelada pelo governo

Lei amplia benefícios para idosos que você não sabia

 

O giro ao redor do mundo supera as viagens dentro do Brasil. O presidente da República esteve em 15 estados, além do Distrito Federal, desde que assumiu o terceiro mandato.

 

O roteiro doméstico de Lula, em geral, é pontual e dura apenas algumas horas – bem diferente das viagens internacionais, quando o presidente permanece por um período mais prolongado nos países.

 

São Paulo e da Bahia foram os lugares mais visitados por Lula. O presidente, por outro lado, ainda não esteve em Minas Gerais, o segundo mais populoso do país, e tido inclusive como crucial para a vitória sobre Jair Bolsonaro em 2022. A ida de Lula a Belo Horizonte chegou a ser anunciada em setembro, mas acabou cancelada. O presidente também não foi a outros estados Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Alagoas.

 

O périplo planetário de Lula embute dois planos – um pessoal e um de Estado. Desde a campanha, Lula havia definido como meta de seu terceiro mandato reposicionar o país perante o mundo, após as crises provocadas pelo governo Bolsonaro. Por outro lado, o presidente, imbuído na missão de reescrever a própria biografia após 580 dias preso, tem como meta se tornar um líder mundial em diferentes frentes, como no combate à fome e ao desmatamento.

 

Pesquisas revelam, no entanto, que a população não vê o giro internacional com bons olhos e avalia que as viagens são excessivas e pouco agregam ao país. Em suas últimas declarações, e sentindo o efeito negativo, o presidente prometeu aumentar, no próximo ano, sua presença em solo nacional e focar as atenções no país.

 

Créditos: VEJA.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Saiba o que é obrigatório e o que é proibido no Enem

PRÓXIMO

Procurador: Delação é fraca e denúncia contra Bolsonaro não é iminente

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se