Depois de 35 dias de espera e medo, as crianças do grupo do Brasil que deixou a Faixa de Gaza neste domingo puderam ver o mar. A caminho do Cairo, onde irão passar a noite, palestinos e brasileiros fizeram uma pausa para almoçar na cidade de el-Arish, onde as crianças foram filmadas se divertindo na areia.
O vídeo foi postado por Hasan Rabee, um o palestino com cidadania brasileira que vem fazendo um “diário de guerra” nas redes:
“Eles estavam presos por 35 dias. Chegamos aqui para almoçar e todo mundo correu para a praia”, diz ele nas imagens.
Crianças palestinas e brasileiras brincam em praia no Egito após deixar Gaza.
Ver essa foto no Instagram
Das 32 pessoas que deixaram a Faixa de Gaza neste domingo rumo ao Brasil, mais da metade, 17, são crianças. O grupo é formado por 22 brasileiros, sete palestinos com residência no Brasil e três parentes próximos.
Após a parada para o almoço, o grupo segue para a capital egípcia, onde a aeronave VC-2 (Embraer 190) aguarda sua chegada para iniciar a viagem de volta ao Brasil. Eles devem chegar no Cairo neste domingo por volta das 20h (15h em Brasília), e passarão a noite em um hotel, segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto.
O avião da FAB tem previsão de decolagem do Cairo às 11h50 (horário local) de segunda-feira. Três paradas técnicas estão previstas no trajeto, que deve durar cerca de 14 horas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, em Pernambuco. A previsão é que a chegada do aeronave em Brasília seja por volta das 23h30h (horário local).
Fonte: O Globo.