O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) chamou o ministro da Educação, Camilo Santana, de “maior traidor da História” durante um vídeo publicado no Twitter/X, na última sexta-feira, 20.
Na ocasião, Ciro criticou a abertura de cursos de medicina em universidades privadas de todo o país. O ministro foi aliado do pedetista durante anos na política cearense.
O ministério da Educação autorizou a abertura indiscriminada de cursos de medicina, todos privados – sem garantia ou compromisso com a qualidade de ensino. Em vez de fortalecer os cursos nas universidades federais, usam dinheiro público para financiar instituições privadas por… pic.twitter.com/3WBD6rGkZI
— Ciro Gomes (@cirogomes) November 17, 2023
O ex-presidenciável fez a declaração durante seu podcast, chamado “Desvendando o Brasil”. Durante o programa, exibido no YouTube, a apresentadora leu a pergunta enviada por um espectador, que pediu para Ciro comentar a abertura de vagas em cursos de medicina nas faculdades do país. A iniciativa é do Ministério da Educação.
Em resposta, o ex-presidenciável criticou a abertura “indiscriminada” de novos cursos de medicina privados e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
“O atual ministro da Educação, que é um cearense ilustre, é a maior decepção, o maior traidor da história”, disse Ciro, referindo-se a Santana. “Mas isso é um assunto paroquial. Autorizou a abertura de 95 novos cursos de medicina, todos privados.”
Segundo Ciro, a abertura de novos cursos nas universidades privadas é uma forma de o governo colocar dinheiro na iniciativa privada por meio do Fies. Ele ainda disse que as escolas não receberam nenhuma exigência de qualidade mínima para serem abertas e serão custeadas pelo Tesouro Nacional.
Alvo de Ciro, Fies perdoa até 100% dos juros e multas
O ex-presidenciável criticou indiretamente a lei aprovada pelo governo federal que perdoa em até 100% os juros e as multas de alunos que estão devendo ao Fies. A lei de renegociação de dívidas foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O programa também prevê desconto de 99% sobre o valor total da dívida, no caso de pagamento à vista, de estudantes inscritos no CadÚnico ou no Auxílio Emergencial de 2021.
Revista Oeste