São Paulo — Um protesto fechou pelo menos nove terminais de ônibus em São Paulo na manhã desta terça-feira (21/11). Os atos foram motivados por disputas internas do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo (SindMotoristas), que realiza eleição esta semana.
Caos: ônibus é apedrejado em terminal durante protesto em SP pic.twitter.com/RUsX96chPJ
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) November 21, 2023
Os terminais fechados foram Santo Amaro, João Dias, Capelinha e Campo Limpo, na zona sul, Santana e Cachoeirinha, na zona norte; Pinheiros, na zona oeste; Dom Pedro II e Mercado, na região central.
Por causa do impacto provocado pela paralisação nos terminais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio para carros e caminhões nesta terça-feira. A suspensão vale para os picos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h).
A SPTrans informou que o restabelecimento do serviço de transporte público vem ocorrendo, de forma gradual, desde as 10h35. Disse, ainda, que deslocou equipes de campo e guinchos para apoiar a operação no terminais.
Além disso, segundo a SPTrans, um boletim de ocorrência será registrado para que os responsáveis sejam identificados e punidos criminalmente.
No Terminal Santo Amaro, um dos mais afetados, um ônibus foi apedrejado por um passageiro, que teria se irritado com a manifestação.
Metrópoles