Recentemente, a Caixa Econômica Federal (CEF) emitiu um importante alerta, publicado em seu site, relacionado à fraude. A fim de proteger não só seus clientes, mas a todos os brasileiros, a instituição federal revelou quais são os golpes mais comuns.
Com isso, o banco também forneceu orientações de prevenção a estas fraudes. Afinal, quando você conhece as técnicas usadas pelos golpistas, se torna mais fácil a identificação da tentativa de golpes financeiros.
Ainda, a necessidade desse alerta de fraude da Caixa se dá, sobretudo, devido ao momento da Black Friday. Ademais, em eventos como estes, é comum que os criminosos alcancem uma quantidade maior de vítimas, uma vez que todos esperam por promoções.
Gerente nacional da Caixa explica como se proteger de fraudes
Em uma iniciativa voltada para a proteção de seus clientes, a Caixa tem intensificado seus investimentos em informação e fornecimento de dicas de segurança. Nesse sentido, o gerente nacional de detecção e reação a fraude da Caixa, destaca alguns pontos.
Ele diz que é preciso estar alerta a contatos inesperados e orienta aos clientes a interromperem conversas em casos de ligações suspeitas, sugerindo o contato direto com a instituição bancária usando sempre os canais oficiais.
Quais são as fraudes mais aplicadas?
- Falsa Central de Atendimento – Neste caso, os criminosos enviam mensagens em massa, simulando serem funcionários bancários. Eles alegam problemas nos cartões, Pix agendados ou contas, solicitando senhas e atualizações de sistemas. Portanto, é fundamental saber que os bancos nunca pedem informações pessoais por telefone;
- Falso Motoboy – Nessa situação, os golpistas fingem que são representantes bancários, instruindo os clientes a cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um falso motoboy. No entanto, os bancos não recolhem cartões em domicílio;
- Maquininha – Durante suas compras, golpistas digitam valores maiores em maquininhas danificadas ou aproveitam sua distração para cobrar um valor indevido. Sendo assim, é importante sempre conferir o valor cobrado a ativar as notificações da sua conta digital;
- Troca do Cartão – Os estelionatários observam a senha digitada na maquininha e trocam o seu cartão por outro. Portanto, proteja sua senha e verifique sempre seu cartão ao recebê-lo de volta.
- Cartão Preso no ATM – Nessa situação, os fraudulentos instalam dispositivos nos terminais de autoatendimento para prender o cartão. Em seguida, solicitam dados pessoais por um número falso. Proteja-se evitando a ajuda de estranhos no caixa eletrônico e, se o cartão ficar preso, procure um funcionário da agência.
SCD