A Autoridade Palestina (AP) distribuiu um documento alegando falsamente que uma investigação preliminar da Polícia de Israel revelou que o país “fabricou” material midiático para justificar o ataque a Gaza.
Em um comunicado, a AP afirmou que helicópteros israelenses dispararam contra civis em 7 de outubro, durante o festival de música eletrônica Supernova (foto).
A declaração serve para lançar dúvidas sobre os relatos israelenses em relação às atrocidades cometidas pelos terroristas do Hamas naquele dia e apela a todos os meios de comunicação e lideranças de outros países para que revisem o que imprensa israelense publica.
A afirmação de que um helicóptero das FDI pode ter matado civis israelenses foi feita inicialmente no Haaretz, no sábado, 18, com base em fonte não identificada da polícia israelense. A afirmação foi amplamente divulgada na imprensa árabe neste domingo e compartilhada nas redes sociais fora de contexto.
Em resposta, a Polícia de Israel já afirmou que a investigação se concentra única e exclusivamente na atividade policial, e não nas Forças de Defesa de Israel. As investigações não forneceram “qualquer indício sobre os danos causados a civis por causa da atividade aérea naquele local”. A FDI ainda não comentaram o relatório.
Trechos do artigo do Haaretz foram retirados do contexto nas redes sociais e usados para culpar Israel por centenas de mortes naquela data.
Fonte: O Antagonista.