• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Saúde

ALERTA: OMS investiga o surto de pneumonia misteriosa na China

Por Terra Brasil
23/nov/2023
Em Saúde
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando um aumento de casos de pneumonia sem causa definida que afeta principalmente crianças na China.

A entidade solicitou informações detalhadas às autoridades chinesas sobre o aumento de doenças respiratórias e relatos de pneumonia em crianças.

Segundo a organização, essa alta é atribuída ao relaxamento das restrições relacionadas à Covid e ao aumento da circulação de patógenos conhecidos, como o vírus influenza (causador da gripe), mycoplasma pneumoniae (uma infecção bacteriana comum em crianças) e o vírus sincicial respiratório (RSV), que também afeta crianças menores.

Leia Também

A verdade por trás do morango do amor: o que o consumo exagerado pode causar na sua saúde

Compulsão alimentar: veja os sintomas e sinais que quase ninguém percebe e saiba como tratar

Gripe, resfriado, covid ou dengue? Veja como identificar os sintomas de cada uma

No entanto, recentemente foram relatados casos de grupos de pacientes internados com uma forma desconhecida de pneumonia no norte da China. A maioria dos doentes são crianças, mas ainda não há informações sobre o número total de infectados ou óbitos.

A OMS destaca que não está claro se esses novos casos estão relacionados ao aumento geral de infecções respiratórias relatado anteriormente pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados. Por isso, a organização solicitou informações adicionais às autoridades chinesas, incluindo dados epidemiológicos, clínicos e resultados laboratoriais dos grupos de pacientes.

Especialistas acreditam que esses surtos podem ser causados por patógenos já conhecidos, uma vez que as crianças estão mais suscetíveis após o fim das restrições relacionadas à Covid. Durante a pandemia, as crianças ficaram fora da escola ou não frequentaram, o que levou ao retorno da circulação de patógenos e ao encontro com indivíduos sem imunidade prévia ou recente.

Enquanto aguarda mais informações sobre esse novo surto, a OMS recomenda que as pessoas na China adotem medidas para reduzir o risco de contaminação. Isso inclui tomar as vacinas recomendadas, como as contra a Covid e influenza, ficar em isolamento em caso de sintomas respiratórios, manter distância de pessoas doentes, fazer testes diagnósticos e procurar assistência médica quando necessário.

A OMS está em contato com médicos e cientistas por meio de redes e parcerias técnicas estabelecidas no país asiático. A organização ressalta que a região norte da China vive um aumento de doenças semelhantes à gripe desde meados de outubro. A China possui sistemas para monitorar tendências em influenza, doenças semelhantes à influenza, RSV e SARS-CoV-2, e reporta essas informações a plataformas globais de vigilância e resposta.

WHO statement on reported clusters of respiratory illness in children in northern China

WHO has made an official request to #China for detailed information on an increase in respiratory illnesses and reported clusters of pneumonia in children.

At a press conference on 13… pic.twitter.com/Jq8TgZjWNX

— World Health Organization (WHO) (@WHO) November 22, 2023

O Antagonista

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Sindicato dos Correios volta atrás sobre greve em Black Friday

PRÓXIMO

Bolsonaro fala sobre possível ida de Lula à posse de Milei: “Se for, vai ser vaiado”

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se