Israel fez um alerta nesta quinta-feira (16) para que moradores de quatro cidades no sul da Faixa de Gaza deixem suas casas.
Panfletos foram lançados por aviões israelenses, durante a noite de ontem. A ordem foi destinada para as cidades de Bani Shuhaila, Khuzaa, Abassan e Qarara, próximas a Khan Younis, local que recebeu milhares de pessoas vindas do norte de Gaza.
Em tempos de paz, a região abriga mais de 100 mil pessoas. Mas acredita-se que essas cidades estejam lotadas de civis que fugiram das tropas israelenses no norte.
Essa é a primeira vez que o exército de Israel realiza um alerta para o sul de Gaza. O local era considerado seguro para que civis pudessem se abrigar dos bombardeiros e da incursão militar em andamento.
“Os atos do Hamas exigem que as forças de defesa ajam nas áreas de sua residência”, disseram os folhetos. “Para sua segurança, você precisa sair de casa imediatamente e ir para abrigos conhecidos.”
Moradores relataram que a região foi alvo de fortes bombardeios durante toda a noite.
No início da guerra, Israel ordenou que civis do norte de Gaza deixassem suas casas. A medida aconteceu antes da incursão terrestre das forças israelenses.
Milhares de pessoas caminharam por dias, apenas com objetos pessoais, para o sul. A ONU estima que mais de 2,3 milhões de civis tenham sido deslocados desde o começo do conflito.
CNN Brasil