Autoridades egípcias confirmaram neste domingo, 5, que a saída da Faixa de Gaza por meio da passagem de Rafah continua suspensa.
Até agora, poucos dos nomes autorizados conseguiram sair. Cerca de 2.700 das pessoas elegíveis em Gaza receberam permissão.
Enquanto isso, 34 pessoas aguardam repatriação para o Brasil. A previsão do governo federal é que o grupo deixe a Faixa de Gaza até quarta-feira.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que Israel garantiu a saída dos brasileiros até esta data. Com a suspensão da lista, porém, a saída poderá ser adiada novamente.
A Embaixada de Israel no Brasil afirmou que o grupo terrorista Hamas é responsável pela demora na autorização para que brasileiros e outros estrangeiros em Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito.
Reportagem do New York Times mostra que os esforços para tirar americanos e outros estrangeiros de Gaza foram atrapalhados por tentativas do Hamas de incluir combatentes terroristas feridos na lista para a saída da região.
A passagem de Rafah, que faz fronteira com o Egito, é a única via possível de suprimentos e saída de refugiados da região.
Créditos: O Antagonista.