O corpo de Maria Bárbara de Conceição de Jesus foi enterrado na manhã deste sábado (14), na Ilha Grande de Camamu, na Península de Maraú, no Litoral Sul da Bahia. Bárbara foi atacada ontem por três cães rottweilers. Ela tinha 42 anos e deixou quatro filhos.
Antes do enterro, moradores pediram justiça para Bárbara, durante um cortejo fúnebre que percorreu as ruas da comunidade, reunindo dezenas de pessoas.
Bárbara foi atacada quando ia pescar com o companheiro, na manhã de ontem, e levou mordidas na cabeça. O homem não foi atacado pelos cães. Socorrida, ela foi levada de barco para Camamu, onde uma equipe do Samu a enviou para um hospital, mas ela morreu antes de chegar à unidade de saúde. Os rottweilers que investiram contra a marisqueira eram de uma propriedade privada e foram retirados da ilha.
O caso é investigado pela delegacia de Polícia Civil de Camamu, que já ouviu os caseiros do imóvel onde viviam os animais. Moradores da ilha contaram ao g1 que os cães costumavam ficar soltos apenas à noite, mas aprenderam a cavar a areia do terreno da propriedade e escapar por debaixo da cerca.
O líder comunitário João Goes contou ao g1 que os cães já haviam atacado outras pessoas duas vezes do lado de fora da propriedade. O imóvel pertenceria a um empresário que mora em Salvador.
— Meus primos foram vítimas dos cachorros. Eles passaram pela propriedade e os cães passaram por debaixo da cerca. Eles ainda chegaram a morder o pé de minha prima. Ela caiu e, por milagre, conseguiu fugir — disse João.
A Ilha Grande está localizada na região da Península do Maraú, um refúgio turístico entre Morro de São Paulo e Itacaré, onde as atrações são cavernas, piscinas naturais, restingas, recifes de corais, manguezais e Mata Atlântica, além de praias desrtas como Taipu de Fora.
Fonte: O Globo.