O ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ex-deputado federal constituinte Tito Costa morreu neste sábado (28), aos 100 anos. Político e advogado, ele foi prefeito da cidade de 1977 a 1983, auge das greves dos metalúrgicos lideradas pelo então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula lamentou a morte de Costa em nota. “Tito Costa foi político, prefeito de São Bernardo do Campo, meu colega constituinte e um grande advogado e jurista. Atuou de forma democrática durante as greves do ABC nos anos 1970, em tempos difíceis e de muita pressão contra a organização dos trabalhadores. Convivemos e dialogamos muito naquela época e nas décadas seguintes na nossa São Bernardo do Campo. Meus sentimentos aos seus filhos, netos e amigos”, disse o presidente.
Nascido em Torrinha (SP) em dezembro de 1922, Costa formou-se em direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na década de 1940. Foi prefeito de São Bernardo do Campo de 1977 a 1983 e deputado federal constituinte em 1987, pelo PMDB.