• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Guerra

Terroristas do Hamas receberam treinamento no Irã semanas antes do ataque a Israel, diz jornal dos EUA

Por Terra Brasil
26/out/2023
Em Guerra, Mundo, Política
Reprodução / YouTube / WSJ

Reprodução / YouTube / WSJ

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O jornal The Wall Street Journal (WSJ), dos Estados Unidos (EUA), divulgou, na quarta-feira 25, que 500 terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica, grupo aliado, receberam treinamento especializado no Irã um mês antes dos ataques de 7 de outubro. A publicação afirma, ainda, que os iranianos ajudaram a planejar a invasão ao território israelense. 

O jornal norte-americano diz ter obtido as denúncias por meio de “pessoas familiarizadas com informações de inteligência relacionada ao ataque”. 

De acordo com o veículo de comunicação, o treinamento foi conduzido pelos oficiais da Força Quds — braço de operações estrangeira do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (CGRI), do Irã. Entre eles, estaria o brigadeiro-general Esmail Qaani, chefe da corporação, além de altos funcionários palestinos. 

Leia Também

Luto! Morre o ex-presidente Pepe Mujica

Ásia é o destino ideal para sua próxima viagem; entenda por quê

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos será inaugurado após longa espera e data é revelada

Comandante da Força Quds, do Irã, Esmail Qaani,
De acordo com fontes do WSJ, o comandante da Força Quds, do Irã, Esmail Qaani, teria participado pessoalmente do treinamento aos terroristas do Hamas | Foto: Reprodução/Instagram

 

Citando autoridades graduadas do Hamas e do Hezbollah, o jornal relatou que a Força Quds ajudou a planejar o ataque e deu “o sinal verde” durante uma reunião ocorrida em Beirute, no Líbano, em 2 de outubro — cinco dias antes dos ataques —, onde estariam presentes os líderes das duas organizações terroristas.

O professor iraniano especializado em estudos sobre o CGRI Saeid Golkar, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, acredita na veracidade das informações obtidas pelo WSJ.

“Esse tipo de operação (o ataque de 7 de outubro) é muito difícil de ser realizada sem o apoio do Hezbollah e da CGRI”, afirmou Golkar. “O Hamas não tem capacidade para isso.”

Apesar de ter assumido apoio ao Hamas, o Irã nega ter tido um papel no planejamento da ação do grupo terrorista. Horas antes da publicação da matéria do WSJ, o porta-voz das Forças de Defesa Israelense, o contra-almirante Daniel Hagari, já havia “apontado o dedo” diretamente para o Irã como um dos responsáveis pelo planejamento do ataque sem precedentes.

EUA não confirmam a informação do WSJ

Depois da denúncia do The Wall Street Journal, as autoridades dos EUA afirmaram que o Irã treinou “regularmente” militantes, mas o governo norte-americano não tem indicação de um treinamento ocorrido em massa antes dos ataques.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Passagens aéreas subiram mais de 23% em outubro e puxaram mais uma alta na inflação

PRÓXIMO

AGORA: Relator no TSE vota por condenar Bolsonaro à inelegibilidade por Sete de Setembro e livra Braga Netto

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se