O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, concedeu a maior honraria do estado, a Ordem do Ipiranga, ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assim como ele apontado como potencial candidato à Presidência em 2026.
A mesma homenagem também foi dedicada por Tarcísio a cinco governadores bolsonaristas e ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, aliado de Lula.
Ao todo, serão agraciados com o grau Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do Paraná, Ratinho Junior (PL), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Na quarta-feira (19/10), quatro desses governadores assinaram a formalização do Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), que debaterá questões comuns ao grupo em temas como Meio Ambiente, Saúde e Turismo.
Ratinho Junior, Eduardo Leite e Romeu Zema compareceram ao evento. Jorginho Mello foi representado pela vice-governadora Marilisa Boehm. Renato Casagrande e Cláudio Castro não compareceram nem enviaram representantes.
No começo de outubro, Renato Casagrande negou um distanciamento Lula. O presidente, porém, foi alvo de críticas do governador do ES desde o início do mandato. Algumas dessas críticas se referiam à ausência de Lula nas articulações com o Congresso e à falta de espaço do PSB no governo.
Hoje, o PSB comanda os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com Geraldo Alckmin, e o do Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, com Márcio França.
A Ordem do Ipiranga é uma honraria criada em 1969, durante a ditadura militar, para homenagear personalidades por seus méritos pessoais ou por contribuições relevantes ao estado de São Paulo.
A honraria é concedida em cinco graus diferentes: Grã-Cruz, Grane Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O governador de São Paulo é designado Grão-Mestre da Ordem e o secretário-chefe da Casa Civil é o Chanceler.
Fonte: Metrópoles.