O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, participou, por videoconferência, da comemoração dos 20 anos do programa Bolsa Família na 6ª feira (20.out.2023). Ao discursar sobre o combate à fome, Lula comenta sobre a guerra entre Israel e Hamas e é interrompido pela primeira-dama Janja Lula da Silva, 57 anos, que escreve e lhe entrega um papel com o que parece ser uma instrução.
Foi a 1ª aparição do chefe do Executivo desde que passou por duas cirurgias em 29 de setembro. A primeira-dama participou ao lado de Lula durante toda sua fala.
Durante a live, Lula começou a falar também sobre o conflito entre Hamas e Israel. Menciona que não é “possível tanta insanidade” e cita mortes de mulheres e de crianças. Janja, ao seu lado, começa a escrever num papel. Repassa o bilhete para o marido. O petista lê, dá uma titubeada e inclui a palavra “paz” em seu discurso.
O ato de Janja foi comentado nas redes sociais. No X (antigo Twitter), uma usuária questionou: “A Janja que escreve o script !?!”.
Foto: Reprodução.
O deputado Osmar Terra (MDB-RS) também comentou: “Quem manda, não se esconde!”, escreveu em seu perfil oficial no X.
Foto: Reprodução.
RECLUSÃO PÓS-CIRURGIAS
Lula manteve, no Palácio da Alvorada, uma rotina de isolamento, com a primeira-dama intermediando os contatos do petista até com políticos.
O chefe do Executivo passou por 2 procedimentos cirúrgicos em 29 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O petista recebeu alta em 1º de outubro, 2 dias antes do que era esperado.
Normalmente, quem entra em contato com Lula por telefone precisa ligar para o seu assessor pessoal, Valmir Moraes, ou para ao seu chefe de gabinete, Marco Aurélio Santana Ribeiro. O presidente não tem um celular próprio.
Segundo relatos colhidos pelo Poder360 junto a integrantes da cúpula do governo, a primeira-dama, porém, tem filtrado os contatos neste período de recuperação do presidente. Inclusive, ela mesma conversa com alguns políticos que tentam falar diretamente com Lula.
Fonte: Poder 360.