SBT é uma das principais redes de televisão do Brasil e oferece uma variedade de programas, incluindo novelas, programas de entretenimento, noticiários, programas esportivos entre outros. O canal foi criado pelo empresário e apresentador Silvio Santos e tem uma ampla cobertura em todo o Brasil.
O SBT foi condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil a uma ex-funcionária da emissora, que alegou ter sido ofendida por Silvio Santos, durante um dos programas feito pelo apresentador.
A coreógrafa se sentiu ofendida e disse que a fala de Silvio Santos teve uma conotação machista, o apresentador se dirigiu a ela e disse que ela seria melhor que a funcionária que foi embora.
A ex-funcionária processou o SBT por danos morais, e disse que o comentário teve conotação machista. Ela alegou ainda que por conta da fala do apresentador ela sofreu com piadas, de colegas, família e amigos e foi colocada em situações vexatórias e humilhantes. A situação teria sido agravada pelo fato de que o conteúdo permaneceu disponível na página da emissora no Youtube.
A emissora ainda tentou alegar que os comentários do apresentador eram vagos e que não tinham como provar que tinham sido feitos para ela, e por isso não justificava o valor da indenização.
No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho não considerou a defesa e disse que o apresentador corroborou a objetificação do corpo feminino e reforçou estereótipos de gênero ao avaliar a mulher por sua “beleza e juventude”.
A empresa não se manifestou sobre o caso.
Créditos: DOL.