• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 14 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

O objetivo ambicioso do PL para 2024

Por Terra Brasil
06/out/2023
Em Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem uma meta ambiciosa para as eleições municipais de 2024: eleger até 1.500 prefeitos em todo o Brasil. Uma marca próxima a isso, na história recente, só foi atingida pelo MDB –mostram dados compilados pelo Poder360 (leia mais abaixo).

Segundo Valdemar Costa Neto, presidente da legenda liberal, um “time de peso” será responsável por alavancar os resultados da sigla nas esferas municipais. O  1º turno do pleito será daqui a 1 ano, em 6 de outubro de 2024.

Na última eleição municipal, em 2020, o PL elegeu 349 prefeitos em todo o Brasil –alçando o comando de mais 52 cidades na comparação com 2016, quando havia eleito 297 chefes municipais.

Leia Também

Luto! Morre o ex-presidente Pepe Mujica

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos será inaugurado após longa espera e data é revelada

Governo libera bolsa de R$ 5.200 para quem se inscrever nestes cursos; veja regras

O MDB foi a legenda com maior domínio nas cidades brasileiras, com 797 prefeituras. A sigla, no entanto, perdeu comandos na comparação com a última eleição (em 2016, havia eleito 1.044). Na sequência do ranking, aparecem PP (701) e PSD (662). 

Apesar de ter alguma relevância no cenário amplo nacional, o PL teve desempenho tímido em 2020 no chamado G96. O grupo reúne as mais importantes cidades do país: as 26 capitais onde são realizadas eleições municipais + os municípios com número de eleitores superior a 200 mil. É onde a disputa realmente se dá, com a realização de 2º turno. Nesse recorte, o Partido Liberal conseguiu o comando de só duas grandes cidades.

O PSDB domina nos grandes centros, comandando 18 cidades. É seguido do MDB, do PSD e do DEM (que se fundiu com o PSL e virou União Brasil), com 16, 10 e 10 eleitos, respectivamente, no grupo dos grandes municípios.

Vamos bater recorde nas eleições de 2024”, escreveu Valdemar Costa Neto em seu perfil no Instagram em 17 de junho. “Somos a legenda que mais cresce no Brasil, e com a força dos nosso parlamentares e de Bolsonaro, iremos fazer mais de 1.500 prefeitos nas próximas eleições”, disse o presidente do PL.

Com Bolsonaro como vitrine do PL, eventuais alianças pragmáticas pelo país podem ficar prejudicadas. Costa Neto, que já se aliou a governos petistas no passado, agora precisa se ater às preferências e ao discurso do ex-presidente.

Quando o PT aprovou uma resolução em agosto que, dentre outras coisas, abria brechas para alianças com o PL em 2024, Valdemar disse que essa possibilidade não existe: “Não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT”.

O Brasil está a 1 ano da disputa eleitoral que elegerá chefes do Executivo em 5.568 cidades, além de cerca de 58.000 vereadores. São 152 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar. O 1º turno será em 6 de outubro de 2024. O 2º, se necessário, em 27 de outubro.

Poder 360

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Entenda o plano da Uber para ‘aposentar’ caminhoneiros nos próximos 10 anos

PRÓXIMO

Ator do filme ‘Django Livre’ morre aos 53 anos e choca comunidade do cinema

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se