O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tomou posse neste sábado (14) como presidente do grupo de chefes de Parlamento do G20 na 9ª cúpula do P20 (Presidentes de Parlamento do G20), em Nova Delhi, na Índia. Na cerimônia, o congressista substituiu o líder da Câmara dos Deputados indiana, Om Birla. Lira comandará o grupo a partir de 1º de dezembro, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidirá o G20.
No encerramento da cúpula realizada na capital indiana, Lira defendeu o diálogo e o entendimento ao comentar o conflito entre o grupo extremista Hamas e Israel. O congressista também disse condenar “os atos terroristas contra o povo israelense”.
“O Brasil é um país que repudia atos de violência e agressões militares, sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes. Nos fóruns internacionais defendemos sempre o diálogo e o entendimento para a solução das controvérsias”, afirmou o presidente da Câmara.
O conflito armado entre Israel e o grupo Hamas, que já dura uma semana, já deixou mais de 3.000 mortes. A maioria das vítimas são palestinas.
Durante sua fala, Lira também disse que o mundo enfrenta múltiplos desafios que vão além das capacidades nacionais. “Fome, desnutrição, doenças, insegurança, mudança do clima, desastres naturais, pobreza, terrorismo e conflitos se somam e ampliam as incertezas da nossa época que testemunhou, com a covid-19, a maior e mais letal pandemia em mais de um século”, disse.
O presidente da Câmara também se solidarizou com quem perdeu familiares e amigos: “Apresento aqui as mais sinceras condolências e toda a solidariedade do Parlamento brasileiro às famílias e amigos que perderam entes queridos em decorrência dessas tragédias”.
Lira afirmou ter a confiança de que o P20 “conseguirá fazer sempre mais e alcançar patamares ainda mais altos na promoção do bem comum de toda a humanidade”.
O congressista voltou a falar da importância feminina na política e disse que, como presidente do P20, vai fazer uma reunião de mulheres do grupo no ano que vem.
A comitiva do presidente da Câmara embarcou de São Paulo para Nova Délhi na segunda-feira (9.out). No domingo (15.out), os congressistas seguem para a China, onde se reunirão com políticos e empresários. A viagem foi a convite do presidente da Assembleia Nacional da China, Zhao Leji.
Integram a comitiva oficial de Lira os deputados federais:
Daniel Almeida (PC do B-BA);
Zeca Dirceu (PT-PR);
André Figueiredo (PDT-CE);
Fábio Macedo (Podemos-MA);
Elmar Nascimento (União Brasil-BA); e
Luís Tibé (Avante-MG).
A agenda no país inclui reuniões em Xangai –de 16 a 18 de outubro– e na capital Pequim –de 19 a 21, onde também visitarão a Assembleia Nacional. A chegada do grupo ao Brasil está prevista para 22 de outubro.
PRESIDÊNCIA DO G20
Em 1º de dezembro, o Brasil assumirá o comando do grupo das 20 maiores economias do mundo. Durante a 18ª cúpula dos chefes de Estado e de governo do G20, em 10 de setembro, o presidente Lula participou de uma cerimônia simbólica de passagem do bastão pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, atual líder do bloco.
Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou as diretrizes para o mandato brasileiro, com foco no combate à fome, questões ambientais e reforma das instituições de governança global.
Créditos: Poder 360.