As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram uma gravação de áudio em que um oficial da Direção de Inteligência Militar conversa com um civil de Gaza. No áudio, o homem descreve como os terroristas do Hamas impedem a população de evacuar a área ao norte da Faixa.
Segundo o civil, as estradas estão bloqueadas e o Hamas está impedindo a passagem para o sul da Faixa. O grupo terrorista está atirando nas pessoas que tentam evacuar, disse o homem. Ouça abaixo:
IDF releases an audio recording of an officer in the Military Intelligence Directorate’s Unit 504 — which specializes in HUMINT — speaking to a Gazan man, during which he describes how Hamas is preventing people from evacuating from the northern part of the Gaza Strip. pic.twitter.com/VgMJO3SzVo
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) October 26, 2023
Em um comunicado, a IDF afirmou que o Hamas continua a posicionar os residentes da Faixa de Gaza como um escudo humano. Nos últimos dias, soldados e oficiais da Unidade 504 da Divisão de Inteligência apelaram a dezenas de residentes da Faixa de Gaza para evacuarem para o sul para sua segurança.
Na ligação telefônica divulgada, um oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF) pede a um civil de Gaza que se dirija para Khan Younis, no sul da Faixa, mas o morador responde que o Hamas está bloqueando todas as estradas.
O homem diz que o Hamas está colocando bloqueios de estradas com carros e “simplesmente mandando as pessoas de volta para casa”.
O cidadão de Gaza também afirma que membros do Hamas estão atirando contra palestinos que tentam abandonar a área.
As IDF acusaram o Hamas de impedir a evacuação dos palestinos para o sul várias vezes desde o início da guerra, em 7 de outubro.
As Forças de Defesa de Israel realizaram um ataque direcionado durante a noite de quarta-feira no norte de Gaza com tanques e infantaria, disse o exército em comunicado divulgado quinta-feira. O ataque foi realizado em preparação para uma ofensiva terrestre iminente.
Segundo o comunicado, os soldados israelenses atingiram combatentes, infraestrutura de militantes e posições de lançamento de mísseis antitanque de terroristas durante a operação noturna.
A rádio do Exército israelita informou que a incursão militar foi “incomum e extensa” e que foi o “maior alcance e profundidade” já realizado no território. O objetivo do ataque foi atacar alvos do Hamas dentro da Faixa e fortalecer a defesa israelense.
Gazeta Brasil