Acusada de assédio moral, Globo faz acordo milionário para encerrar o processo
Para encerrar um processo movido por assédio moral, a TV Globo ofereceu um acordo milionário para Linhares Júnior, ex-narrador esportivo da emissora. Ele movia a ação desde abril deste ano e o acordo foi feito em setembro.
De acordo com a Folha de São Paulo, as conversas para que o narrador não levasse o processo a frente aconteceram de forma extrajudicial e depois foram levadas à 9 Vara do Trabalho da Justiça de São Paulo. O processo foi arquivado definitivamente.
Ainda segundo o jornal, a Globo desembolsou o valor de R$1,1 milhão no acordo. Linhares pedia R$4,6 milhões judicialmente. No processo, ele alega que pouco antes de ter sido desligado da empresa, em outubro de 2021, ele foi chamado de “narrador ultrapassado” por um dos gerentes esportivos da emissora.
O narrador afirma que chegou a denunciar o caso para o setor de compliance da empresa e quando a denúncia foi oficializada, ele foi demitido. A Globo afirma que a demissão de Linhares já estava planejada a 2 meses antes do acontecido e não teve nada a ver com a denúncia.
“O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual”, afirma a nota enviada à Folha de São Paulo.
Atualmente, nenhuma das partes, nem o narrador, nem a Globo podem falar sobre o caso, sob pagamento de multa previamente fixada. O narrador foi desligado da empresa apos 13 anos de trabalho.