Uma das principais fábricas de João Pessoa, na Paraíba, anunciou que estava encerrando suas atividades e pegou o público de surpresa. Após longos anos no mercado, a Solar Coca-Cola decidiu fechar sua unidade.
Em novembro de 2019, o grupo informou que a decisão faz parte das mudanças de mercado e na logística do grupo. Com a desativação, cerca de 80 posições de trabalho foram extintas, o que causou demissões. Outras pessoas foram realocadas em outros setores e fábricas da marca.
“Além de questões mercadológicas, nos últimos anos tivemos relevante incremento de pressões tributárias em todo nosso território de atuação, materializadas por aumentos de alíquotas, redução de incentivos fiscais e criação de fundos de contribuição”, disse em nota.
De acordo com o Diário de Pernambuco, o local respondia por 3,5% do total produzido pela Solar e 40% do consumo da Paraíba. “Dessa forma, a medida busca manter a sustentabilidade do negócio e a racionalização de investimentos”, acrescentou o comunicado divulgado.
Ainda segundo a publicação do noticiário, o restante das bebidas já era produzido em outras unidades e distribuído localmente. “Garantimos que a disponibilidade de produtos e serviços não sofrerá qualquer impacto, mantendo a qualidade e excelência de atendimento”, concluiu.
Onde surgiu a Coca-Cola?
A companhia surgiu na cidade de Atlanta, na Georgia, nos Estados Unidos, em 1886. O farmacêutico John Pemberton foi responsável pela criação. Segundo a revista Money Times, a marca é a décima mais importante do mundo, com um capital de US$ 106 bilhões.