O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil e presidente nacional do Progressistas, criticou, nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela discussão da revisão da meta fiscal. Em nota às bancadas do partido na Câmara e no Senado, Ciro chamou a discussão de “completa traição” e ainda reclamou do fato de a discussão ter sido feita por meio da imprensa, e não diretamente com os parlamentares, que aprovaram o arcabouço fiscal.
Ciro Nogueira inicia a nota dizendo ter um “profundo sentimento de traição” do governo Lula por causa da discussão sobre revisar a meta fiscal do ano que vem. O presidente do PP cita que sua legenda apoiou e encabeçou as medidas econômicas do governo, como o próprio arcabouço fiscal e a reforma tributária.
– Depois de apenas dois meses da promulgação da Lei do Marco Fiscal, o presidente da República vem a público para desacreditá-lo. Sem sequer tratar do tema com o Congresso – afirmou Ciro.
As críticas não ficaram restritas ao presidente. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tem demonstrado apoio à manutenção da meta de zerar o déficit público no ano que vem, também foi alvo das críticas.
– Como se não bastasse somente o presidente da República, o ministro da Fazenda, que outrora criticava ferozmente o teto de gastos e se apresentava como o fiel da balança do ponto de vista fiscal, agora se esquiva de repetir o compromisso que fez durante a aprovação do Novo Marco Fiscal. Não cumprir a meta fiscal, que o próprio governo propôs, além de desrespeitar as duas Casas Legislativas que discutiram e aprovaram o marco fiscal, é também colocar em dúvida a condução da política fiscal do país – afirmou o senador.
Em um recado direto aos congressistas do PP, Ciro Nogueira ainda questiona o fato de a discussão sobre a revisão da meta fiscal não ter sido feita diretamente em conversas dos articuladores do governo com os parlamentares, que foram os responsáveis por aprovar o arcabouço fiscal.
– O Executivo entende ser necessário a alteração da meta, porém, escolhe a imprensa para comunicar o tema ao Congresso? É isso mesmo? É esse tipo de tratamento que deve ser dado ao Congresso? – questionou.
Presidente da legenda, Ciro Nogueira é a principal voz de oposição ao governo Lula no PP.
*AE