O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, sugeriu ao governador Tarcísio de Freitas que contrate policiais aposentados para atuarem na segurança das escolas públicas do estado. De acordo com o g1, a proposta é que esses policiais sejam responsáveis por coordenar as rondas escolares, instalar câmeras de segurança e integrar os sistemas administrativos da Educação e Segurança Pública.
Derrite afirmou que a ideia não é tornar os policiais aposentados em “xerifes escolares”, mas em gestores de programas de integração entre as duas pastas. “Ninguém está falando de colocar um policial que vai ser um xerife na escola, ele vai ser o gestor do programa de segurança escolar”, disse.
“O que eu sugeri para o governador: pensar num programa em que policiais veteranos sejam recontratados pelo estado para serem gestores do programa de segurança escolar. Ele vai cuidar das rondas do programa escolar, das câmeras da vizinhança solidária escolar, da integração do sistema administrativo da educação”, disse Derrite.
A sugestão do secretário foi apresentada após o assassinato de uma estudante de 17 anos dentro de uma escola estadual em São Paulo. O crime foi cometido por um aluno de 16 anos, que foi detido.
O governo de São Paulo ainda não se manifestou sobre a proposta.
Gazeta Brasil