A tranquila e bela cidade de João Pessoa, comum nos roteiros de férias dos brasileiros, pode mudar de nome a depender dos seus moradores. A história é longa e antiga, mas, para resumir, é possível que a população escolha outro nome para a capital por meio de um plebiscito.
Para ficar mais claro, essa consulta popular está prevista na Constituição da Paraíba de 1988, mas, até o momento, não foi realizada.
“Art. 82 (dispositivos transitórios) – O Tribunal Regional Eleitoral realizará consulta plebiscitária, a fim de saber do povo de João Pessoa qual o nome de sua preferência para esta cidade”, diz a Constituição da Paraíba.
Agora, uma ação judicial (que pedia por esse plebiscito) foi liberada para ser julgada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – e isso reascendeu a antiga discussão.
Nome da cidade
No ano de 1930, a capital paraibana passou a ser chamada de João Pessoa em homenagem ao político com esse nome que havia sido assassinado (era presidente do estado à época de sua morte).Alguns grupos não gostaram da mudança. Anteriormente à homenagem, a cidade se chamava Parahyba, nome que muitos moradores defendem até hoje.
A realização do plebiscito ainda não é certa, pois algumas questões jurídicas estão em andamento. Mesmo assim, o assunto tem gerado polêmica na cidade, inclusive, há 15 anos o Movimento “Paraíba, Capital Parahyba” pede pela mudança do nome da capital.
Créditos: Melhores Destinos.