• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

CAOS: Argentina sem combustível tem carros parados em filas enormes; VEJA VÍDEO

Por Terra Brasil
30/out/2023
Em Economia, Eleições, Mundo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Os argentinos têm enfrentado dificuldades para abastecer seus automóveis diante da grave crise na oferta de combustíveis no país a 3 semanas do 2º turno das eleições presidenciais, marcado para 19 de novembro. Vários postos estão fechados e os poucos abertos apresentam grandes filas, sobretudo em busco de gasolina.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram filas de carros em postos no país -em alguns, nem é possível ver o fim. A escassez de dólares faz com que navios-tanque fiquem parados no mar à espera de receber o pagamento para entregar o combustível, causando o desabastecimento.

As maiores filas foram registradas no norte do país, mas vários postos em Buenos Aires e La Plata estavam fechados ou com filas. Na maioria dos casos, a gasolina é vendida com restrições, limitando a quantidade que cada veículo pode abastecer.

Leia Também

Caixa libera mais de R$ 4,5 bilhões para trabalhadores em maio!

Ícone querido do cinema morre aos 92 anos

Veja quem recebe o PIS/Pasep de 2025 a partir de hoje!

Assista às filas de carros para abastecer na Argentina (3min28seg):

 

 

A Argentina vive uma crise econômica. A inflação está em 148% ao ano, o Banco Central do país está com baixa reserva de dólares e o dólar paralelo bate recordes frequentes.

O ministro da Economia e candidato a presidente da Argentina, Sergio Massa, disse neste domingo (29.out.2023) que o país poderá cortar as exportações de petróleo caso o problema não se resolva até 3ª feira (31.out).

“Se o abastecimento de combustível não for resolvido até a meia-noite de 3ª feira, as empresas não poderão enviar navios de exportação a partir de 4ª porque o petróleo dos argentinos pertence primeiro aos argentinos”, disse o candidato peronista

Massa afirmou que algumas petroleiras estavam retendo os estoques de combustível na expectativa de que o governo argentino desvalorizasse a taxa de câmbio após o 1º turno das eleições, o que não aconteceu.

Petroleiras culpam demanda alta

Em um comunicado emitido no sábado (28.out), as 4 principais empresas petrolíferas que operam no país –YPF, Raízen, Axion Energy e Trafigura– afirmaram que o problema se deve a “níveis extraordinários de demanda nos últimos 15 dias” que fizeram o sistema de abastecimento ficar “no limite de sua capacidade”.

As empresas disseram que houve uma corrida na busca por combustível pelo temor de escassez, além de demanda maior causada pelas eleições e o início da nova safra agrícola. Afirmaram que o fornecimento de combustível será “normalizado nos próximos dias”.

De acordo com a Bloomberg, a estatal YPF tem 3 navios-tanque com gasolina e diesel, mas os combustíveis não podem ser descarregados até que os fornecedores, os estrangeiros BP e Gunvor, recebam pela mercadoria. No 2º semestre, a YPF importou 6% de seu fornecimento de gasolina para automóveis.

Disputa eleitoral

A Argentina aguarda o resultado do 2º turno da eleição presidencial, marcado para 19 de novembro. Concorrem Sergio Massa (Unión por la Patria) e Javier Milei (La Libertad Avanza).

Desde o princípio, a pauta econômica foi um dos principais temas da campanha eleitoral. No país, há 18,7 milhões de pessoas que recebem dinheiro do Estado, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais. A Argentina ainda conta com cerca de 3,8 milhões de funcionários públicos, ante 6,2 milhões de pessoas empregadas na iniciativa privada.

Mesmo com a crise na Argentina, Massa foi o vencedor do 1º turno das eleições presidenciais, realizadas em 22 de outubro. Com 98,54% das urnas apuradas, obteve 36,68% dos votos, ante 29,98% de Milei, o ganhador das primárias.

Temores de privatizações e aumentos dos preços dos transportes foram tópicos de Massa contra seus rivais mais à direita. O candidato do governo usou a máquina pública a seu favor: ofereceu descontos em impostos, elevou o piso para o pagamento do imposto de renda, congelou preços e adotou outras medidas consideradas eleitoreiras.

Na oposição, Milei defendeu a dolarização da economia, o fechamento do Banco Central e o enxugamento do Estado. O candidato se autodefine como “anarcocapitalista” e “libertário” –é contra a interferência do Estado na sociedade e a favor do sistema de livre mercado. Diz que seu programa será uma “motosserra” para cortar gastos públicos. Afirma que o aquecimento global é uma mentira, é a favor da venda de órgãos e defende o sistema de educação não obrigatório e privado.

 

Poder 360

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Governo Lula estuda aumentar alíquota de IPI sobre revólveres, pistolas e munições

PRÓXIMO

Golpe desvia pagamentos via Pix em compras online feitas no computador; veja como se proteger

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se