Em áudio vazado obtido pela coluna, o deputado federal André Janones afirma que seu primo e aliado político, Mac Janones, “quer vencer as eleições para roubar milhões em propina” e receber sexo oral de garotas de programa. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, pelo portal Metrópoles.
Gravações e prints revelam ataques de fúria e desabafos do parlamentar direcionados a pessoas que atuaram em sua campanha. Em 2022, André Janones alcançou protagonismo no cenário nacional ao se lançar pré-candidato à Presidência e, depois, atuar como espécie de estrategista e militante de Lula nas redes sociais.
Ouça:
⏯️ Áudio vazado: Janones diz que primo “quer roubar milhões”.
Em áudio vazado, deputado diz que o primo Mac Janones, aliado político, queria vencer eleição para roubar milhões e fazer sexo.
Leia na coluna de @PauloCappelli_: https://t.co/TEtHcyVrck pic.twitter.com/KHzc7QQ8wv
— Metrópoles (@Metropoles) October 19, 2023
Nos áudios, diz um exaltado Janones sobre seu primo, que tem pretensões políticas: “Eu não tô dando conta. Só tem débil mental do meu lado. Eles não sabem fazer nada. Esse povo vai me matar. Chamo o Mac lá fora. ‘Mac, cadê a chave do estudio?’ Era para ele falar: ‘Não sei, não. Vou atrás.’ E ele vira e vai para trás.
Que m#rd@ que é essa? Como um inferno desse quer ser prefeito de Ituiutaba daqui a dois anos? Só fala em roubar. Em fechar a zona [para comemorar] na hora que ganhar.”
Prosseguiu Janones, que foi o segundo deputado federal mais votado de Minas Gerais em 2022.
“[Mac] quer roubar, quer ganhar 30 mil por mês, quer roubar milhões em propina. Eu andei falando de Deus dentro do carro [e ele disse]: ‘Eu quero é arrumar prostituta para pagar b0que#& em nós na hora que ganhar’. Parece que quer provocar. Para te tirar do sério.
Não quero do meu lado. Pedi coisa banal: ‘Pega a chave do carro’. Não dá conta. Quero uma pessoa dessa para quê?”
“Aí eu saí dirigindo sem carteira. Eu não tenho carteira. Eles ficaram sentado olhando para minha cara e eu vim dirigindo. Como o cara deixa eu vir sabendo que não tenho carteira? Policial militar me odeia. É a raça que mais me odeia. Vocês acham que eles vão alisar? Tá feito o escândalo.”
Continou Janones: “Liguei lá agora: ‘Tô indo para o estúdio’. O Mac: ‘Você já almoçou?’ [Respondi:] ‘já. Estou indo pro estúdio. Campanha! Deputado federal! Você é um merda! Tá tendo a chance de mudar a sua vida. E ele: ‘Ah, tá, vai lá’.”
Nas redes sociais de Mac, é possível ver fotos dele ao lado de Janones na Câmara dos Deputados. O parlamentar, por sua vez, não costuma prestigiar o primo em sua própria rede.
O grito de Janones
Em outra mensagem destinada a integrantes de sua equipe, André Janones disse aos gritos:
“Vou tirar todo mundo dessa campanha agora. Agora! Essa m&rd@ acabou aqui. Eu vou sozinho até o fim”. Os ataques de fúria e desabafos teriam ocorrido em 2018.
Já em 2019, eleito deputado, Janones demonstra incômodo com integrantes de sua equipe em um grupo no WhatsApp:
“Ontem fiquei das 3 da tarde até meia-noite chorando dentro de uma sala sozinho, sem ninguém querer saber como eu estou. Vocês têm pais. Eles vão morrer um dia. E as pessoas ao redor de vocês vão dar a vocês o mesmo consolo que vocês dedicaram a mim. Por que a gente colhe o que planta”, disse.
Na sequência, o parlamentar dirigiu xingamentos à equipe, como “vermes”, “burros” e “incompetentes”.
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa, André Janones não se posicionou sobre o assunto. O espaço segue aberto.
A coluna não conseguiu contato com Mac Janones, que foi candidato a vereador em Uberaba em 2020, mas não conseguiu se eleger. A coluna também segue aberta a manifestações.
Matrópoles/Paulo Cappelli