Previsões do dia do juízo final, como guerra nuclear, mudanças climáticas ou um apocalipse zumbi, intensificaram a obsessão dos super ricos por bunkers de luxo.
No entanto, um empresário de tecnologia do Vale do Silício brincou que esses bunkers podem não ser úteis no caso de um apocalipse da inteligência artificial.
Mecanismos especiais abrem a estrutura e mostram janelas — Foto: Divulgação
Como parte de uma conversa sobre medos em relação ao futuro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que – ao contrário de alguns magnatas da tecnologia – ele não tem um bunker.
No palco do evento WSJ Tech Live na terça-feira, Altman foi questionado se estava tão preocupado com os avanços na inteligência artificial a ponto de ter um bunker preparado. “Eu diria que não”, ele disse à Joanna Stern do Journal. “Eu tenho estruturas, mas não diria um bunker”, Altman acrescentou sem esclarecer o que essas estruturas eram.
Entra do bunker Europa One, projetado pela empresa californiana The Vivos Group: o abrigo fica na Alemanha — Foto: Divulgação
Não falta luxo no bunker Europa One, construído para abrigar bilionários do Vale do Silício — Foto: Divulgação
Como parte de seu livro revelador sobre a obsessão dos super-ricos em se preparar para cenários apocalípticos, Douglas Rushkoff escreveu que alguns magnatas da tecnologia usam “O Evento” como um eufemismo para vários cenários catastróficos para os quais os bunkers podem ser úteis. Estes incluem “colapso ambiental, agitação social, explosão nuclear, tempestade solar, vírus imparável ou ataque malicioso de computador que derruba tudo”.
Localizado abaixo da terra, o Europa One fica na Alemanha, mas foi construído por uma empresa da Califórnia — Foto: Divulgação
Exemplos desses bunkers variam desde abrigos subterrâneos do Vivos Group em Dakota do Sul, uma Safe House altamente fortificada na Polônia que pode ser transformada em uma fortaleza sem janelas, até a Indian Creek Village, em Miami – uma ilha com sua própria força policial, campo de golfe e clube de campo e conhecida como o “bunker dos bilionários” de Miami.
O bunker dos bilionários de Miami fica na superfície, mas é protegido por sistemas avançados de segurança — Foto: Divulgação
Ricky Martin já foi dono de uma casa no Indian Creek’s Village, de Miami, mas não se sabe se ainda tem um imóvel por lá — Foto: Divulgação
Época Negócios