No próximo dia 20 de outubro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, receberá, em nome do BC, o prêmio BRAVO Beacon of Innovation Award pela criação do sistema de transferências bancárias instantâneas Pix. A cerimônia ocorrerá em Miami, nos Estados Unidos.
A iniciativa é do Council of the Americas (COA), organização internacional que representa uma série de segmentos, como bancos e finanças, serviços de consultoria, consumo de produtos, minas e energia, setor manufatureiro, mídia, tecnologia e transporte. A premiação, que está em sua 28ª edição, reconhece excelência e liderança nos negócios e na política no mundo ocidental.
A COA ressaltou que o Pix “se tornou um modelo mundial de inclusão financeira, com bancos centrais da região (América Latina) e de outras partes do mundo tentando replicar iniciativas similares em seus mercados”.
Em nota, o Banco Central informou que recentemente o Pix recebeu outras premiações: no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão, que levou o BC a ser considerado o ‘órgão mais inovador do Brasil em 2023’, e em 1º lugar na categoria Ministério e Órgãos Federais.
Transações
Com mais de 700 milhões de usuários, o Pix bateu um novo recorde de volume de transações realizadas em apenas um dia. Segundo informações do BC, apenas na última sexta-feira (6), foram registradas 163 milhões de transações.
A autoridade monetária afirmou que o recorde anterior havia sido registrado em seis de setembro deste ano, era de 152,7 milhões de transações.