O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizou nesta quinta-feira, 5, a sua convenção para eleger o presidente nacional da legenda. O deputado federal Baleia Rossi (SP) foi reeleito para a presidência, com um total de 445 votos favoráveis e apenas 3 contrários, garantindo-lhe mais 2 anos à frente da sigla. Baleia Rossi assumiu o comando do MDB em 2019.
O evento ocorreu na sede do partido, localizada em Brasília, e contou com a participação tanto presencial quanto virtual de correligionários de todo o país. Além da reeleição de Baleia Rossi, a convenção abordou a preparação do partido para as eleições municipais de 2024 e as eleições nacionais de 2026.
Durante mais de 4 horas de evento, os membros do partido elogiaram Baleia Rossi por sua condução na presidência do MDB. A deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) faz parte da chapa eleita e assume o cargo de primeira vice-presidente da sigla.
O MDB ainda não esclareceu se planeja lançar um candidato próprio à Presidência da República ou se continuará a apoiar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Vale lembrar que Baleia Rossi foi o responsável por lançar Simone Tebet como candidata à Presidência em 2022. No entanto, com a vitória de Lula, o MDB se aliou ao petista e conseguiu emplacar Simone Tebet como ministra do Planejamento e Orçamento.
Além de Simone Tebet, Baleia Rossi também assegurou a nomeação do ministro Jader Filho para o Ministério das Cidades e de Renan Filho para a pasta dos Transportes.