Em meio aos ataques do Hamas, atores israelenses estão lutando na linha de frente para defender seu país. É o caso de Idan Amedi, que interpreta Sagi na série “Fauda”. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele diz:
— Para o povo israelense e soldados, é o Idan Amedi. Estou usando este uniforme. Não é uma cena de “Fauda”. Esta é a vida real. Soldados chegaram aqui após o ataque do últmo sábado. Quero que vocês saibam que nesses momentos difíceis, em que a gente perdeu vários dos nossos amigos, a nossa moral é alta. Estamos aqui para proteger nossas crianças, nossas famílias, nossa casa. Garanto a vocês que não vamos parar até ganhar esta guerra. Também quero agradecer ao povo de Israel. Suas cartas e desenhos nos mantêm fortes. Eu amo vocês e espero tempos melhores em breve.
Como ele, Lior Raz, protagonista da série, também está na guerra. Ele divulgou um vídeo em que aparece se escondendo de bombardeios enquanto participa de uma missão de resgate na cidade de Sderot, no sul de Israel, alvo do Hamas.
O ator, que foi ex-soldado de uma unidade de elite das forças especiais israelenses, fez a viagem ao sul do país com os amigos Yohanan Plesnar e Avi Issascharov, cocriador de “Fauda”, para se juntar ao grupo “Brothers in Arms”. Esta organização é contrária à reforma judicial proposta pelo governo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
“Juntamente com Yohanan e Avi, fui para o sul para me juntar a centenas de voluntários da Brothers in Arms”, escreveu Lior Raz em seu perfil no X (anteriormente conhecido como Twitter).
“Fauda” aborda a guerra entre Palestina e Israel (leia a crítica de Patrícia Kogut). O começo da trama mostra agentes israelenses infiltrados que tentam capturar terroristas em territórios inimigos. No mês passado, a rede israelense Yes TV anunciou a produção de uma quinta temporada. A Netflix detém os direitos internacionais das quatro primeiras.
Outro ator que também se envolveu na linha de frente da batalha foi Guy Shalom. Nascido em Tel Aviv, o ator de 27 anos estuda na escola de teatro Seminar HaKibbutzim e estrelou “The Stronghold”, disponível no Prime Video.
Em entrevista ao “The Hollywood Reporter”, o ator disse:
— Eu interpretei um soldado que guardava um posto avançado israelense que sofre um ataque surpresa egípcio durante a Guerra do Yom Kippur. Quem poderia imaginar que 50 anos depois, Guy, o civil, se sentiria igual ao meu personagem, Yaron, o soldado? Na manhã de sábado fui acordado por sirenes e junto com o som vieram combatentes do Hamas.