Enviado especial de Oeste a Buenos Aires – A Bolsa de Valores de Buenos Aires abriu em forte queda nesta segunda-feira, 23, após a vitória do candidato peronista Sergio Massa no primeiro turno das eleições presidenciais do último domingo, 22.
O Merval, principal índice da Bolsa de Valores de Buenos Aires, opera em queda de cerca de 10% por volta das 11h30. Entre as ações que mais estão caindo está a estatal petrolífera YPF, -11,75%, e o Banco Galiza, – 5,70%.
Embora os investidores esperassem que o candidato liberal Javier Milei chegasse ao segundo turno, eles apostavam na disputa contra a candidata de centro-direita, Patricia Bullrich, da coalizão Juntos por el Cambio.
Entretanto, o forte desempenho obtido por Massa acabou gerando uma forte preocupação entre os investidores por causa da possível continuação das políticas populistas na Argentina.
Massa teve 36,6% dos votos, à frente de Milei com pouco mais de 30%, enquanto Bullrich ficou atrás com 23,8%.
A força dos peronistas surpreendeu os analistas, mesmo com a pior crise económica do país em duas décadas, inflação galopante e peso cada vez mais desvalorizado em relação ao dólar.
Dólar volta a subir mesmo com repressão cambial em Buenos Aires
O dólar, por sua vez, voltou a subir. Com o câmbio paralelo do dólar blue que abriu em alta, voltando a superar os 1.050 pesos.
Entretanto, o chamado “criptodólar“, ou seja, a cotação das moedas digitais baseadas em dólares, opera ainda mais em alta, beirando os 1300 pesos por dólares.
A repressão cambial levada adiante pelo governo do presidente Alberto Fernández nas casas de câmbio de Buenos Aires nos últimos dias manteve o câmbio artificialmente mais baixo.
Com isso, o dólar blue caiu abaixo dos 1.000 pesos antes das eleições.
As casas de câmbio permanece fechadas em Buenos Aires e em toda a Argentina nesta segunda-feira, voltando a abrir somente na terça, dia 24.
Revista Oeste