Será que onde a rede elétrica é 220 volts o gasto na conta de luz é menor do que nas casas com 127 volts? Tecnicamente, o consumo de energia elétrica de um mesmo aparelho apenas com as opções de voltagem diferentes (127v ou 220v) é a mesma. Isto porque o gasto não é medido pela voltagem, mas sim pela potência, medida em Watts (w).
A tensão padrão no Brasil é 127 volts e não 110 como ainda escutamos às vezes. Independente da voltagem, o desempenho de um aparelho será o mesmo tanto em 127v, quanto 220v. O que mudará será apenas a espessura do fio na instalação.
A principal diferença entre as duas voltagens está em um ponto que a maioria das pessoas não se dá conta: nas instalações elétricas. A rede de 127v exige fios mais espessos, mais grossos, com uma instalação mais robusta e cara. Por outro lado, os utilizados na tensão de 220v são fios mais finos, pois demandam menor corrente (amperagem) para a mesma potência consumida.
Diferenças, vantagens e desvantagens
A rede de 220v é um pouco mais perigosa para choques, pois sua tensão é quase o dobro da outra. Já em 127v, em caso de acidente envolvendo pessoas, é um pouco mais segura. Isso não significa, porém, que um curto-circuito causaria menos danos, ou que é preciso tomar menos cuidados.
Por outro lado, os utilizados na tensão de 220v tem a vantagem de ser mais eficiente e segura para itens de aquecimento ou aparelhos que demandem maior corrente elétrica. Além disso, por poder usar fios menos espessos, isso representa uma economia no momento de fazer a rede elétrica. Mesmo em casas com 127v, é comum ter chuveiros e ar-condicionado funcionando com 220v.
E seu eu ligar aparelhos 127v em 220v ou vice-versa?
Trocar as voltagens pode estragar o aparelho. O maior problema é fazer a conexão em uma tensão acima da suportada, por exemplo um chuveiro elétrico feito para 127v vai queimar se conectado em uma tomada de 220v. Já ao contrário faz com que ele não funcione corretamente, no caso, aqueça menos.
Bivolt, autovolt e monovolt
Os eletrônicos “bivolt” são aqueles que precisam trocar de tensão por uma chave seletora, o que exige saber previamente a voltagem do local. Já o autovolt se ajusta automaticamente à rede e é capaz de modificar suas propriedades para funcionar corretamente, de acordo com a tensão do local, como é o caso dos carregadores de celular. O monovolt, por outro lado, é aquele aparelho que funciona em uma única tensão
Extra/Globo