O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, demitiu o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, neste domingo (3), e pediu “uma nova abordagem” no ministério, um ano e meio após o início da invasão russa.
Foto: Gleb Garanich/Reuters.
“Decidi substituir o ministro da Defesa da Ucrânia”, disse Zelensky no seu discurso diário. “Oleksiy Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala. Penso que o ministério precisa de uma nova abordagem e de outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade em geral”, acrescentou.
A demissão de Reznikov acontece após o próprio ministro da Defesa dar declarações, neste domingo, de que a Ucrânia tinha como objetivo adquirir um maior número de drones nos próximos meses.
“Acho que neste outono [do Hemisfério Norte] haverá um boom na produção de drones ucranianos: voadores, flutuantes, rastejantes, etc., e isso continuará a crescer em volume”, disse Reznikov à agência de notícias estatal Ukrinform.
Os ataques de drones ucranianos em território russo aumentaram nas últimas semanas, com dezenas deles atingindo o país de uma só vez, em poucos dias, chegando à cidade de Pskov, a 600 km da Ucrânia.
Kiev usou drones aéreos para atacar campos de aviação e drones aquáticos para atingir navios e a ponte para a Crimeia.
Fonte: R7.