Vegetal mais saudável do mundo, segundo estudo
Para quem busca um estilo de vida saudável e equilibrado, é impossível desconsiderar a importância de uma alimentação rica e balanceada. Muitas doenças e problemas de saúde, incluindo ganho excessivo de peso, podem ser evitados com uma nutrição adequada.
Entre os alimentos essenciais para garantir essa alimentação estão frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais. É o caso do agrião.
Surpreendentemente, o agrião foi eleito o vegetal mais saudável de todos, em uma análise realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.
A pesquisa, intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional”, avaliou uma variedade de frutas e vegetais, e o agrião se destacou por seu poderoso perfil nutricional.
Por que incluir o agrião na dieta?
O agrião é um vegetal crucífero, que faz parte da família Brassicaceae, que inclui brócolis, couve-flor, repolho, entre outros.
Este vegetal, nativo da Europa e Ásia Central, cresce em pântanos e cursos de água. Ganha destaque pelo seu alto teor de vitaminas e minerais essenciais, como cálcio, potássio e vitamina A, sendo um verdadeiro escudo contra fragilidades do organismo.
Créditos: iStock/yukimco
Conheça os benefícios do agrião
Para formar um ranking dos alimentos naturais mais completos do ponto de vista nutricional, os pesquisadores estudaram em que proporção cada alimento continha substâncias essenciais para o ser humano, como potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, entre outros. E o agrião obteve a pontuação mais alta, seguido de couve chinesa e acelga. I
sso significa que a quantidade de agrião necessária para fornecer 100 kcal também atende a 100% da quantidade diária recomendada de todos os nutrientes avaliados.
Quais são os benefícios do agrião?
- Reforço ósseo: o agrião contém vitamina K em abundância, vitamina vital para a saúde dos ossos e na absorção de cálcio pelo corpo.
- Poder antioxidante: é rico em antioxidantes que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
- Melhora a visão: o agrião é fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a mácula, área dos olhos responsável pela visão central.
- Reduz o colesterol: estudos sugerem que o agrião pode ajudar a tratar o colesterol, fator essencial para melhorar a saúde do coração.
Embora seja altamente nutritivo, vale destacar que a chave para uma alimentação saudável é variedade e equilíbrio. Portanto, incluir o agrião em sua dieta semanal contribuirá consideravelmente para sua saúde e bem-estar.