Um prato típico da Tailândia tem chamado a atenção do público, e não pela qualidade ou sabor, mas pelo fato de que pode causar câncer em quem o ingerir. Até mesmo uma pequena porção já pode ser preocupante.
Conhecida como “koi pla”, a receita é composta por peixe cru moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. Ela é bem popular nas áreas mais pobres do país, principalmente na região de Khon Kaen.
O problema em si não está nos ingredientes, mas no fato de o peixe conter inúmeros vermes parasitas vivos que vivem dentro dele. Eles são os responsáveis por causar o câncer de fígado, um dos tipos que mais causam mortes se não for tratado corretamente.
Estima-se que o prato cancerígeno é a causa de mais de 20 mil óbitos no país todos os anos. Agora, os médicos começaram a alertar a população para que parem de ingerir a iguaria.
“É um fardo muito grande para a saúde por aqui. Mas ninguém sabe disso porque eles morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore”, afirmou o cirurgião hepático Narong Khuntikeo em entrevista à Agence France-Presse.
Em conjunto de um grupo de pesquisadores, Khuntikeo analisou amostras de urina da população local e constatou que cerca de 80% das pessoas da comunidade ingeriram o parasita letal.
Desde então o profissional firmou uma parceria com o governo local para reeducar os moradores da região, além de desenvolver um currículo escolar que ensina as crianças sobre os riscos dos alimentos crus.
R7