O presidente da Rússia participou de uma conferência em Moscou, onde acolheu líderes políticos, sociais e econômicos dos países da América Latina.
Os países latino-americanos estão adotando uma política independente e terão um dos papéis principais na política mundial, disse na sexta-feira (29) Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Putin elogia Bolívar, Fidel Castro e Che Guevara. “Lutadores altruístas por justiça e igualdade social”.
Presidente russo participou nesta sexta-feira (29) de Conferência Parlamentar Russia – América Latina.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/RZilTalZ0L
— Metrópoles (@Metropoles) September 29, 2023
“Também agora os países latino-americanos estão mostrando um padrão de sucesso na formação progressiva de um sistema multipolar de relações internacionais baseado na igualdade, justiça, respeito ao direito internacional e aos interesses legítimos de cada um”, disse Putin durante a Conferência Parlamentar Internacional Rússia-América Latina.
“Nessa nova arquitetura policêntrica, os Estados latino-americanos, com seu enorme potencial econômico, recursos humanos e aspirações de conduzir uma política externa independente e soberana, desempenharão um papel de liderança no mundo, não há dúvida sobre isso”, disse Putin.
Vladimir Putin elogiou em particular o presidente chileno Salvador Allende (1970-1973), o líder revolucionário cubano Che Guevara, e o líder cubano Fidel Castro (1959-2008) “por sua luta pela justiça e igualdade social”, lembrando em particular dos encontros com o último.
Sputnik News BR