Presidente fez primeiro discurso sobre o feriado da Independência após retornar ao cargo; adesão ao protesto foi reduzida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer um pronunciamento às vésperas da celebração do dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil. Ao longo desta quarta-feira, perfis ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeram um panelaço para o momento da transmissão em rede nacional, mas a adesão à manifestação foi reduzida.
O partido Novo chegou a convocar um panelaço “contra os desmandos do governo”, para as 20h30, horário da fala de Lula.
PANELAÇO NO RIO DE JANEIRO PRO DESCONDENADO pic.twitter.com/nI2IctAmwy
— O Cravão©🇧🇷🔴⚫ (@OCravao) September 6, 2023
O deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO), em publicação pouco antes do pronunciamento, questionou se a adesão ao movimento seria “gigante” e insinuou que o presidente estaria “preocupado”.
Nas redes sociais, no entanto, poucos registros mostram as manifestações contra o presidente. Os panelaços ficaram restritos principalmente às grandes cidades, especialmente em alguns pontos do Rio de Janeiro.
As publicações que mostram as manifestações se dividem entre os que elogiam o movimento e aqueles que sugerem um fracasso da iniciativa.