• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Operação da PF que investigou os “Kids pretos” foi filmada e o lema da tropa de elite é “”O ideal como motivação. A abnegação como rotina. O perigo como irmão. A morte como companheira”, VEJA VÍDEO

Por Terra Brasil
30/set/2023
Em Brasil, Policial
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Os “kids pretos” — também chamados de “forças especiais” (FE) — são militares da ativa ou da reserva do Exército, especialistas em operações especiais. Ao g1, nesta sexta-feira (29), o Exército confirmou a existência das tropas e disse que elas existem desde 1957.

Segundo o Exército, atualmente os “kids pretos” têm um efetivo aproximado em torno de 2, 5 mil militares. O general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, é um deles.

O militar foi alvo da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, na manhã desta sexta. Ridauto Fernandes é investigado como executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Leia Também

Veja como preparar um café da manhã inesquecível e surpreender no dia das mães

Lula empurra devolução do dinheiro do INSS e joga a culpa em Bolsonaro

Ex-zagueiro do Santos é preso em operação por tráfico de drogas

Segundo a revista piauí, em 4 anos de governo Bolsonaro, pelo menos 26 “kids pretos” ocuparam cargos na gestão. O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, também faz parte do grupo.

Em delação, Mauro Cid disse à Polícia Federal que Bolsonaro fez reuniões no Alvorada para consultar integrantes da Marinha e das Forças Armadas sobre a possibilidade de um golpe militar.

Como é o treinamento dos ‘kids pretos’?

De acordo com o Exército, a nomenclatura “kid preto” é um apelido informal atribuído aos militares de Operações Especiais do Exército Brasileiro, pelo fato de usarem um gorro preto. O processo seletivo para as Forças de Operações Especiais é realizado entre militares voluntários que realizam curso de Ações de Comandos e de Forças Especiais, segundo o Exército.

Os “kids pretos” passam por formação no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Niterói (RJ), no Comando de Operações Especiais em Goiânia (GO), ou na 3ª Companhia de Forças Especiais, em Manaus (AM).

Como parte do treinamento, os militares aprendem a atuar em missões com alto grau de risco e sigilo, como em operações de guerra irregular — terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência, insurgência. Além disso, são preparados para situações que envolvam sabotagem, operações de inteligência, planejamento de fugas e evasões.

Na página oficial do Facebook do Comando de Operações Especiais, em Goiânia, um vídeo de comemoração dos 65 anos das operações especiais é iniciado com a frase:

“O ideal como motivação. A abnegação como rotina. O perigo como irmão. A morte como companheira”, diz o vídeo.

De acordo com o Exército, os “kids pretos” podem atuar em todo o território nacional. No entanto, a corporação afirma que as tropas especiais só são empregadas por ordem do Comando do Exército, sob coordenação do Comando de Operações Especiais.

“Sempre com base em um arcabouço legal, respeitando regras de engajamento previstas para a sua atuação operacional”, diz o Exército em nota enviada ao g1.

‘Kids pretos’ teriam facilitado entrada no Congresso abrindo escotilhas do teto

Operação da PF que investigou os “Kids pretos” foi filmada e o lema da tropa de elite é “”O ideal como motivação. A abnegação como rotina. O perigo como irmão. A morte como companheira”, VEJA VÍDEO pic.twitter.com/BtTmb6DyIX

— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) September 30, 2023

Imagens dos atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, mostram o momento em que golpistas invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Nos vídeos é possível ver que homens com o rosto coberto por balaclavas e usando luvas retiraram as grades da escotilha do Congresso Nacional. Em um outro momento, eles usaram gradis para ajudar os invasores a sair de dentro do prédio – além de uma mangueira para jogar água e dispersar o gás das bombas de efeito moral (veja vídeo acima).

De acordo com a apuração da reportagem, no inquérito da Polícia Federal existem vários depoimentos de vândalos presos relatando a ação de indivíduos de balaclavas e luvas ajudando e incentivando os demais a entrarem no prédio.

Segundo os depoimentos, eles chamaram os invasores depois de abrirem as escotilhas de acesso ao teto do Congresso Nacional. A subida até lá só teria sido possível por causa de uma escada feita com gradis amarrados.

Fonte: G1.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Imigrantes aproveitam obras no muro e passam do México para os EUA; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Saiba quais são os piores lugares para colocar o roteador Wi-Fi e veja dicas para ter um bom sinal

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se