O presidente Lula rebateu o jornal Folha de S.Paulo, nesta terça-feira, 26, por uma reportagem segundo a qual a primeira-dama Janja vai substituí-lo, depois da cirurgia a qual vai ser submetido no quadril.
“Nada disso procede”, disse Lula, ao compartilhar a reportagem. “A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador Eduardo Leite para discutir o apoio ao Estado, e seria deselegante os ministros visitarem o Estado com o governador gaúcho em Brasília. O governo federal segue acompanhando a situação no Rio Grande do Sul (RS) e apoiando os governos locais.”
De acordo com a Folha, ministros de Estado foram surpreendidos com a decisão de Lula de remarcar uma viagem ao RS de última hora para Janja poder participar.
Segundo a Folha, integrantes do governo entendem que Janja ganhará ainda mais protagonismo, no período no qual o petista estará se recuperando da cirurgia no quadril. A primeira-dama assumirá a agenda do presidente, enquanto ele estiver de resguardo.
Entende-se que a ideia de enviar Janja com a comitiva seja limpar a imagem da primeira-dama, seriamente manchada por causa de um vídeo em Nova Délhi, no qual a petista aparece dançando, enquanto milhares de gaúchos padeciam por causa do ciclone. Até o momento, a tragédia já matou 49 pessoas e deixou mais de 900 desabrigados.
Quatro ministros e representantes de outras duas pastas e de três bancos estatais precisaram remarcar compromissos para a quinta-feira 28, em virtude do adiamento de Lula, noticiou a Folha.