Lula desembarcou na noite de sábado (16) em Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
O presidente chegou aos EUA depois de agenda de compromissos em Cuba. Em Havana, o presidente participou da Cúpula de líderes do G77, além de se reunir com o ditador Miguel Díaz-Canel e com o ex-líder cubano Raúl Castro.
Como mostramos, Lula convidou líderes sindicalistas para participar de sua comitiva para os EUA. Historicamente, é o chefe de Estado do Brasil o primeiro a discursar na Assembleia Geral.
Também estarão em Nova York os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Ao menos dez ministros do governo Lula estarão nos EUA, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Mauro Vieira (Relações Exteriores).
A comitiva inclui ainda 25 parlamentares, entre os quais sete senadores e 17 deputados.
Na quarta-feira, o presidente brasileiro se encontra com Joe Biden. A viagem para os EUA, a 14ª para fora do país, termina na quinta-feira, com uma entrevista coletiva.
Créditos: O Antagonista.