Janja quebra protocolo e entra puxando o braço de Lula na passarela oficial do G20 pic.twitter.com/rhVGzmvMoI
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) September 9, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o único chefe de Estado a entrar acompanhado na reunião do G20 na manhã deste sábado.
Janja da Silva entrou de mãos dadas com Lula e percorreu uma passarela até o casal ser recepcionado pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Ao longo das reuniões, a primeira-dama publicou dois tuites ilustrados pela foto de Lula, de costas, sugerindo que permaneceu sentada atrás do presidente.
Janja desistiu de participar do programa oficial sugerido. Apenas quatro primeiras-damas apareceram na visita ao Instituto de Pesquisa Agrícola, primeiro compromisso montado pelo governo indiano para as primeiras-damas dos chefes de Estado presentes ao G20.
A visita ainda seria estendida a uma fazenda de painço, sob um calor de mais de 30 graus. Tampouco compareceu aos demais compromissos do sábado, a Galeria Nacional de Arte Moderna e uma exibição de arte e artesanato indianos, este último incluía uma seção de compras, igualmente ignorada pela primeira-dama.
Do programa oficial, a primeira-dama só demonstrou interesse em comparecer ao memorial de homenagem a Mahatma Gandhi, na manhã do domingo, agenda que inclui os chefes de Estado.
Ao desembarcar em Nova Déli, Janja publicou um vídeo curto em que diz “me segura, que já vou sair dançando”. Criticada nas redes sociais pela concomitância da viagem e a tragédia do Rio Grande do Sul, a primeira-dama apagou o vídeo e, em seguida, tuitou: “Meu sorriso e minha alegria nunca significarão falta de empatia e solidariedade pelo próximo”.
Créditos: Globo.