Reza Baluchi, de 51 anos, é um homem persistente. Desde 2014 ele tenta atravessar o oceano Atlântico e viajar da Flórida para Londres em uma embarcação parecida com uma “roda de hamster”.
Sua última tentativa aconteceu faz pouco tempo, revelaram nesta semana autoridades americanas. Enquanto o furacão Franklin avançava em direção ao leste dos Estados Unidos, em 29 de agosto, Baluchi foi resgatado à deriva a cerca de 130 km da costa da Flórida.
Apesar de estar isolado no mar desde o dia 26 de agosto, o homem se recusava a desistir da viagem — essa é a quarta tentativa de Baluchi de fazer a jornada de mais de 6.400 quilômetros no veículo improvisado, segundo o jornal The New York Times.
Ele foi abordado pelos oficiais da Guarda Costeira duas vezes entre os dias 26 e 29 de agosto: nas duas ocasiões, o homem, que disse ter nascido no Irã, e recebeu asilo nos Estados Unidos, ameaçou se matar com duas facas e detonar uma bomba.
Com a proximidade do furacão e o risco de o caldo entornar, Baluchi se entregou e foi levado pelas autoridades a Miami Beach, onde foi preso. O homem foi liberado na terça-feira (5) mediante uma fiança de US$ 250 mil (cerca de R$ 750 mil), segundo documentos judiciais, que observam que ele “não pode ir ao oceano ou embarcar em um veículo para o oceano”.
Fica a dúvida: será que persistente Baluchi vai obedecer à Justiça e desistir de atravessar o oceano Atlântico em uma roda de hamster novamente?
R7