A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse nesta 6ª feira (29.set.2023) que vai passar por um procedimento cirúrgico. Ela afirmou que a cirurgia é resultado dos exames que realizou para investigar uma obstrução coronária. A petista está internada no hospital DF Star, em Brasília, desde 5ª feira (28.set).
“Está tudo certo, estou bem e sendo cuidada”, afirmou Gleisi em seu perfil no X (ex-Twitter). A congressista agradeceu o carinho que vem recebendo da “militância, companheiros e companheiras que querem notícias” e que “estão torcendo”. Segundo boletim médico, a cirurgia para revascularização do miocárdio será realizada no sábado (30.set) na parte da manhã. Eis a íntegra (106 KB).
Em nota, o hospital afirma que o procedimento é realizado em casos de doença arterial coronária. Na cirurgia será colocado um enxerto de mamária e uma ponte de safena, que criam um novo caminho para o sangue fluir até o coração.
A artéria coronária fornece sangue e oxigênio para o coração. A obstrução ocorre, normalmente, pela formação de placas de gordura, reduzindo o fluxo de sangue para o órgão. Em alguns casos, as placas podem provocar um coágulo e ocasionar um ataque cardíaco.
Poder 360