Gelligaer, uma pequena vila de cerca de 18.500 habitantes localizada em Caerphilly, no País de Gales, ganhou o título de a cidade ‘mais fedorenta do mundo’.
A comunidade foi tomada pelo mau cheiro vindo de uma fazenda local, que tem uma criação de vacas e que transforma os resíduos de alimentos e dejetos dos animais em eletricidade renovável e fertilizantes.
Atualmente, os moradores da pequena cidade britânica não conseguem vender suas casas e muito menos abrir suas janelas. Eles dizem conviver com o mau cheiro durante os 365 dias do ano.
Em entrevista ao tabloide britânico Daily Star, os populares contam que a região vive cercada por fazendas há séculos, mas que esse problema só começou a se agravar há aproximadamente 20 anos.
“Estamos cercados por fazendas aqui há mais de um século e nunca tivemos cheiros como os que temos agora. É como se o ácido tivesse subido pelo seu nariz. Outras vezes é como se houvesse um banheiro público no seu quintal”, disse Sherry Spencer, ex-moradora da vila.
De acordo com o Daily Star, a empresa ‘Bryn Group’ assumiu a fazenda de 350 hectares e a transformou em uma operação de gerenciamento de resíduos, que abriga um total de 730 vacas holandesas Frísias – as quais são responsáveis por emitir certos odores.
Os moradores afirmam ainda que a empresa, que tem cerca de 100 funcionários, também fabrica arenito para estradas de sua pedreira no mesmo local. E, segundo eles, essas atividades criam o “mau cheiro” constante na região.