O marqueteiro Lula Guimarães, contratado para fazer a campanha do psolista Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo, foi citado como um dos mentores da operação contra o movimento por direitos trabalhistas dos entregadores de aplicativo. O caso foi revelado pela jornalista Clarissa Levy, da Agência Pública, em abril de 2022.
Lula é o sócio-administrador da agência Benjamin Comunicação. Segundo a reportagem, a empresa foi contratada pelo iFood para monitorar as greves dos entregadores e para criar estratégias de desmobilização do movimento, o que incluiu um perfil de rede social chamado “Não Breca Meu Trampo”.
Documentos obtidos pela Agência Pública mostravam que os relatórios sobre a campanha de desmobilização eram direcionados para aprovação de Lula.
Devido às revelações da reportagem, o iFood assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para promover ações em respeito aos direitos trabalhistas e ao direito de informação da população.
A assessoria de Boulos informou que ele não se manifestará sobre o assunto.
Fonte: Metrópoles.