Frente as dezenas de reportagens e notícias veiculadas em praticamente todos os canais, sites e portais de mídias sobre as recentes revelações de militares de alta patente com envolvimento de oficiais generais, que prejudicam a reputação e a imagem das Forças Armadas, o Exército tem se esforçado, mais que as outras forças, para recuperar o prestígio e o engajamento positivo nas redes. Veja ao final os resultados alcançados pelo Exército com essa estratégia.
No principal canal de publicações do EB, o Noticiário do Exército, apenas nesta última quinta-feira, dia 21 de setembro, o Exército publicou 6 vezes, enquanto a Marinha publicou apenas 1 e a FAB 2.
Quem acompanha os sites oficiais das Forças Armadas consegue perceber que é comum o Exército publicar muito mais, e isso apenas considerando o site principal, pois cada organização militar, região e comando tem sua própria página de publicação, somando todas, são dezenas de publicações regionais pelo Brasil.
Esse esforço do Exército em se comunicar com a sociedade está muito em linha com a diretriz do Comandante para 2023-2026.
Dentro das diretrizes está a premissa de “Fortalecimento da imagem do Exército como Instituição de Estado, apolítica, apartidária, coesa e integrada à sociedade”.
Leia a seguir o que foi publicado na diretriz:
“A Comunicação Estratégica é uma ferramenta importante para a preservação e o fortalecimento da imagem do Exército como Instituição de Estado. Os quadros da Força devem pautar suas ações pela legalidade e legitimidade, mantendo-se coesos e conscientes das servidões da profissão militar, cujas particularidades tornam os direitos e os deveres do cidadão fardado diferentes dos demais segmentos da sociedade. Devem ser intensificadas ações que contribuam para a proteção e o fortalecimento da imagem e da reputação do Exército, de forma alinhada, integrada e sincronizada, gerando sinergia nos resultados, evitando-se a desinformação.”
Resultados alcançados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica
De acordo com o SimilarWeb, uma ferramenta de análise e acompanhamento de resultados de sites na internet, esse trabalho no Exército tem mostrado resultado em questão de números de acessos e visualizações do site.
O Exército aparece como o maior site na categoria Segurança Nacional no Brasil. Sua posição considerando todos os sites do Brasil é de 148, tendo subido 5 posições no último mês.
De acordo com o SimilarWeb, o EB teve 13.5 milhões de visitas em agosto, com cada visitante acessando em média 6 páginas por visita, o que leva ao número impressionante de 82 milhões de pageviews apenas em agosto.
A Marinha e a Aeronáutica possuem uma quantidade significamente menor de visitas e de páginas visualizadas por visita.
A FAB teve, em agosto, 1,8 milhões de visitas e uma média de 3,15 páginas visualizadas por cada acesso no site. Já a Marinha teve 1,3 milhões de visitas e uma média de 3.37 páginas por acesso no site.
Nos últimos três meses o Exército observou um aumento no número de visitas no portal, já Marinha e FAB tiveram um queda.
Como falado, o exército subiu 5 posições no ranking geral de sites no Brasil, já a Marinha caiu 25 posições e a FAB caiu 308 posições.
Créditos: Sociedade Militar.