A proliferação de ratos é um problema crônico da cidade de Nova York (EUA). Seja em lugares mais ermos, como becos e terrenos abandonados, ou até em locais movimentados, como prateleiras de mercados, vitrines e restaurantes, eles são vistos em grande quantidade. Agora, além do grande número, há temores que os roedores estejam ficando cada vez maiores e mais corajosos.
Eles estão aprendendo a evitar o extermínio e os alimentos descartados que consomem estão se tornando cada vez mais abundantes, destacou o jornal britânico “Daily Star”. Durante muito tempo, a estimativa era de que havia mais de 30 milhões de ratos em Nova York, cerca de cinco para cada habitante. Outros levantamentos, no entanto, apontam para um número menor, de aproximadamente 3 milhões — mas o suficiente para tornar a cidade conhecida como “a capital mundial dos ratos”.
E no meio de tantos ratos, alguns se destacam. Confira:
‘Ratatouille da vida real’
O filme “Ratatouille” conta a história de Remy, um rato parisiense com um sofisticado paladar que sonha em se tornar chef de cozinha. Com essa referência, um vídeo viralizou no TikTok ao mostrar um “Remy” na vitrine de um teatro e bar em Manhattan, no coração da Big Apple. A ironia é que o local mostrava uma placa da vigilância sanitária de grau “A”.
Only in New York will you see a HUGE rat chilling around a ‘Grade A’ health inspection sign.
— Episodes (@episodesent) September 17, 2023
‘Do tamanho de um cachorro’
Um “super-rato” de aproximadamente 1,20 metro de comprimento já aterrorizou a cidade que nunca dorme. Há alguns anos, uma pessoa postou a foto no Facebook do roedor considerado o maior do gênero já encontrado em qualquer lugar do mundo.
Reprodução
Um ‘buquê’ de ratos
Em 2015, também em Manhattan, um “buquê” gigante de ratos foi pendurado em um andaime para que todos vissem, segundo o site “NYMag.com”.
Os ratos ‘gigantescos’ pendurados — Foto: Reprodução
Companheiro de viagem
No metrô de Nova York, no início deste ano, um usuário do TikTok conseguiu capturar o momento em que um rato sobe em um passageiro que estava dormindo. Quando o homem acorda, ele apenas se levanta para que o animal caia, sem sustos. Um possível sinal da normalização com os roedores na cidade.
Outro ‘do tamanho de um cachorro’
Agora no Bronx, um rato enorme foi encontrado em uma sapataria. Na foto, ele aparece morto, colocado em uma pá que mostrou o quão grande ele era. Especialistas disseram que se tratava de uma espécie natural da Gâmbia, país da África Ocidental, que pode crescer até 1 metro, como informou o “Daily Mail”.
O enorme rato encontrado em uma sapataria — Foto: Reprodução/Twitter
“Eles são tão grandes que deveriam cobrar aluguel”, disse um morador vizinho à loja.
No bar
Se o Remy sonhava em ser chef, esse poderia ter o sonho de se tornar bartender. Ele foi visto em um bar e levou a equipe a tentar desesperadamente pegá-lo com um balde e uma tigela de louça. Alguns clientes gritaram de horror quando o animal, descrito como sendo do tamanho de um gatinho, pulou no bar e correu por todo o estabelecimento.
Um rato foi visto no bar em Nova York — Foto: Reprodução
A situação é tão difícil que a prefeitura de Nova York já chegou a oferecer um salário de US$ 170 mil dólares (R$ 844 mil), para a função de “caçador-chefe de ratos”. A vaga foi colocada no “New York Times” e revelou o drama secular da cidade com os roedores, que transmitem leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose, entre outras doenças.
Extra/Globo