O coronel da reserva da Polícia Militar Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra (foto) afirmou nesta quinta-feira (21) que o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional da PM, mentiu à CPI do 8 de Janeiro da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Confrontado com vídeo em que o colega o acusou de dar a ordem para abrir a Esplanada dos Ministérios, no dia 8 de janeiro, Paulo José disse que Marcelo Casimiro merecia o “troféu Pinóquio”.
“Coronel Casimiro merece o troféu Pinóquio, cara de pau do ano, desculpa eu falar”, afirmou.
À CPI, Paulo José disse que não cabia a ele, como chefe interino do Departamento de Operações (DOP), o planejamento para o dia 8 de janeiro.
“Os dois representantes que comparecem na reunião Secretaria de Segurança Pública — Leonardo Santos e coronel Casimiro — saem de lá e dizem que conseguem bancar operacionalmente as manifestações. Havia um plano em que a responsabilidade pelo planejamento era do comando da área, regional ou do batalhão”, afirmou o militar.
“Se, na reunião do dia 6 de janeiro, tivessem falado que a manifestação era de responsabilidade do DOP, nada disso teria acontecido”, completou.
O Antagonista