Uma esquina de Reykjavik, capital da Islândia, 1943. Forças de ocupação aliada da 2ª Guerra Mundial caminham por uma calçada local, enquanto um cidadão comum aparentemente conversa ao… celular? Pelo menos é isso o que diversos observadores enxergaram em uma imagem da época, compartilhada em um grupo do Facebook, anos atrás.
A data do clique foi confirmada pelo site de notícias islandês DV. A expressão de preocupação do suspeito a viajante do tempo, a mão próxima à orelha direita e o aspecto de espião não passaram despercebidos.
“O exército americano está a assumir o esplendor islandês, como podem ver”, diz o texto da postagem, feito por um usuário identificado como Kristján Hoffmann. “Uma coisa que chama a atenção nesta linda foto é que acima da janela, no meio da imagem, um homem está encostado ao celular”, acrescentou.
Apesar da afirmação, alguns comentaristas levantaram hipóteses mais coerentes para a época do clique. O rapaz poderia apenas estar se coçando, segurando um cachimbo ou verificando se um possível relógio estava funcionando.
Ao que Kristján fez questão de rebater: “Ele tem uma visão geral da praça e nada como conversar com alguém pelo smartphone”.
Créditos: R7.