O Boletim Infogripe, divulgado pelaFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou, nesta quinta-feira (28), que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo estão enfrentando um aumento significativo nos casos de Covid.
De acordo com Marcelo Gomes, coordenador do boletim, a circulação do vírus nesses locais continua resultando em internações.
“No Rio de Janeiro, estamos observando um ritmo contínuo de crescimento na curva de novos casos semanais de Covid. Em São Paulo, esse crescimento é mais lento e restrito, assim como no Rio de Janeiro, à população idosa. No entanto, isso é um sinal claro de que o vírus está circulando com maior intensidade, levando ao aumento das internações, principalmente entre os grupos mais vulneráveis“, explicou Gomes.
Segundo o pesquisador, esse cenário preocupante está concentrado principalmente nos dois estados mencionados. Ele ressalta a importância de reforçar a convocação da população para que estejam em dia com a vacinação contra a doença.
Os dados utilizados no boletim são referentes à semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro). Nas últimas quatro semanas, 44,2% dos casos desíndrome respiratória aguda grave(SRAG) registrados no país foram atribuídos à Covid. Além disso, a doença foi responsável por 77,5% dos óbitos decorrentes da SRAG.